18/04/2009

SÍMBOLOS DO COOPERATIVISMO


Significados do Símbolo Universal do Cooperativismo
Pinheiros: Antigamente o pinheiro era tido como um símbolo da imortalidade e da fecundidade, pela sua sobrevivência em terras menos férteis e pela facilidade na sua multiplicação. Os pinheiros unidos são mais resistentes e ressaltam a força e a capacidade de expansão.
Círculo: representa a eternidade, pois não tem horizonte final, nem começo, nem fim.
Verde: Lembra as árvores - princípio vital da natureza e a necessidade de se manter o equilíbrio com o meio-ambiente.
Amarelo: simboliza o sol, fonte permanente de energia e calor.
Assim nasceu o emblema do cooperativismo. Um círculo envolvendo dois pinheiros, indicando união do movimento, a imortalidade de seus princípios, a fecundidade de seus ideais e a vitalidade de seus adeptos.
Bandeira: O cooperativismo possui uma bandeira formada pelas sete cores do arco-íris, aprovada pela ACI - ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL em 1932, que significa a unidade na variedade e um símbolo de paz e esperança. Cada uma destas cores tem um significado próprio: vermelho - coragem. alaranjado - visão de possibilidades do futuro. amarelo - desafio em casa, na família e na comunidade. verde - crescimento tanto do indivíduo como do cooperado. azul - horizonte distante, a necessidade de ajudar os menos afortunados, unindo-os uns aos outros. anil - necessidade de ajudar a si próprio e aos outros através da cooperação. violeta - beleza, calor humano e amizade

Nenhum comentário:

Postar um comentário