21/04/2009

A IMPORTÂNCIA DO COOPERATIVISMO

Reza a Constituição brasileira: “Caberá ao Estado estimular o Cooperativismo”. Embora esteja na Constituição, ainda convivemos com empresas que não reconhecem o benefício de se ter uma Cooperativa dentro de sua área.
Nos países de primeiro mundo, como Inglaterra, Espanha, Suíça, Alemanha, entre outros, o Sistema de Cooperativismo é estimulado não só pelos governos, como também pela iniciativa privada e é uma questão de cultura. Temos nesses países grandes bancos cooperativistas (no Brasil, já são dois) competindo no mercado. Essa cultura, felizmente, já está chegando ao nosso país, pois temos empresas, inclusive multinacionais, estimulando e incentivando a criação de cooperativas de crédito dentro de suas dependências.
O empresário sabe da importância de uma cooperativa, por sua função social, ajudando a tirar seus empregados das mãos dos agiotas e das financeiras que cobram juros astronômicos, fazendo, com isso, que a produção desse empregado aumente. O empresário apóia, cedendo o desconto em folha, o espaço físico para o seu funcionamento, às vezes até empregados são cedidos.
Esse apoio faz com que as cooperativas cresçam, oferecendo todo serviço bancário aos associados e competindo com a rede bancária nas taxas de juros, tudo sob a supervisão do Banco Central do Brasil.
Diversas empresas que se preocupam com o social apresentam aos seus novos empregados a Cooperativa como um ganho, pois eles poderão usufruir de todos os benefícios que a instituição oferece.
O cooperativismo oferece a oportunidade de trabalho a quem precisa, devolvendo respeito ao cidadão e resgatando sua cidadania. O cooperativismo gera rendas e traz tributos para o estado.
Nós, cooperativistas, aprendemos que é nas crises que as cooperativas crescem. Vemos com muita satisfação o sistema cooperativista de crédito crescendo e, hoje, no Brasil, já somos mais de 7 milhões de associados, espalhados por mais de 7.000 cooperativas, gerando mais de 200 mil empregos diretos e respondendo por mais de 6% do PIB nacional. Esta é a força do cooperativismo em nosso país.
Wagner Guerra
Presidente do Sistema OCB/RJ-Sescoop/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário